A experiência de compra do cliente é um conceito bastante difundido no mercado, especialmente com o marketing digital.

Hoje, existe uma preocupação das empresas não só em vender produtos, mas proporcionar ao cliente uma experiência agradável, desde o primeiro atendimento até o recebimento do produto. Isso envolve a questão das embalagens.

Sabemos que as embalagens são extremamente importantes para os produtos, no entanto, elas podem influenciar bastante na experiência de compra do cliente.

No artigo de hoje falaremos exatamente sobre isso. Como as embalagens influenciam na experiência de compra do cliente. Aproveite sua leitura!

A importância das embalagens para a experiência de compra do cliente

As embalagens são detalhes importantes para a compra do cliente. Muito além da proteção do produto e garantir informações ao consumidor, elas são essenciais para atrair a atenção do cliente.

De acordo com a psicologia do consumidor, uma embalagem bonita e com um formato interessante e inovador pode influenciar o cliente a efetuar a primeira compra.

Isso porque a maioria dos consumidores são influenciados pelos atrativos da embalagem, mesmo sem conhecer o produto.

Aqueles que são fornecidos em embalagens não tão atraentes e sem diferenciais em sua funcionalidade tendem a não serem adquiridos, já que o consumidor costuma criar uma imagem negativa.

Entretanto, mesmo que a embalagem tenha um marketing visual atrativo, se ela não for funcional e facilitar o acesso do cliente ao produto, ele provavelmente não voltará a comprar o produto novamente.

Logo, os principais gatilhos para obter sucesso para o produto e proporcionar uma ótima experiência de compra ao cliente é criar embalagens bonitas com design diferenciado e que sejam totalmente funcionais.

Embalagens atrativas são poderosas

Conforme algumas pesquisas, 60% dos brasileiros acreditam que a embalagem vem acima de tudo, até da própria marca.

Boa parte dos consumidores também acreditam que a embalagem é uma forma da marca se comunicar diretamente com o cliente.

Um bom exemplo são as embalagens sustentáveis, que passam a mensagem de preocupação com o meio ambiente.

Vale lembrar que embalagens especiais em datas comemorativas também influenciam na experiência de compra, principalmente aquelas com visuais instagramáveis.

Com toda a importância e poder que a embalagem tem na relação do produto com o consumidor, é fundamental utilizá-las como estratégias de marketing. Falaremos sobre isso no próximo tópico.

Como utilizar as embalagens na experiência de compra do cliente?

As informações que as embalagens passam para o público são muitas. Elas conseguem despertar não só o desejo de compra como também passar mensagens sobre os valores da marca, gerar sensações e despertar todo o lado sensorial do consumidor.

Em contrapartida, uma embalagem com visual ruim se comunica com o público de maneira negativa, mesmo que o produto seja de ótima qualidade.

Vale lembrar que hoje o consumidor possui opiniões fortes nos canais digitais. Assim, ele pode se tornar tanto um excelente aliado como um inimigo implacável.

Para tanto, é preciso se precaver para surpreender o consumidor positivamente, incluindo nas embalagens dos produtos.

Veja a seguir algumas dicas para você desenvolver uma embalagem atrativa e contribuir positivamente para a experiência de compra do seu cliente.

Utilize um design inovador

A embalagem deve ter um design atrativo, inovador, mas que se comunique com seu público alvo.

Para tanto, o design deve considerar cores, tipografia e outros fatores que aproximam a marca do consumidor.

Muito além de proteger os produtos, as embalagens precisam agregar valor ao produto, marca e também ao consumidor, fazendo com que tenha uma boa experiência de compra.

Opte por embalagens econômicas e sustentáveis

Se for possível, o ideal é sempre unir economia com sustentabilidade. 

O mercado oferece embalagens com ótimos valores e totalmente ecológicas, sendo fabricadas com materiais reciclados.

É importante lembrar que o conceito de sustentabilidade já faz parte da cultura do consumidor. Logo, ao adquirir um produto com uma embalagem ecologicamente correta, ele não só terá uma ótima experiência de compra como também será fidelizado.

Desenvolva embalagens funcionais

Além de design inovador, ótimo custo e sustentabilidade, as embalagens também devem ser funcionais.

Isso significa que devem ser resistentes para proteger o produto, de fácil transporte e manuseio. 

Esses fatores são decisivos para proporcionar ao cliente uma boa experiência de compra, além de agregar valor ao produto.

Aproveite para fazer publicidade

As embalagens são ótimos veículos para publicidade e fortalecimento da marca.

Para tanto, é importante aproveitar as embalagens para fortalecer a identidade visual e expor mais sobre a empresa, como promoções, catálogo de produtos e redes sociais.

Mantenha atenção a novas tecnologias

Empresas de embalagens, como a Meneplast, estão sempre trabalhando com novas tecnologias que garantem embalagens incríveis e com ótimo custo benefício.

Para tanto, é importante se manter atualizado sobre essas tecnologias para escolher as melhores opções para suas embalagens.

Nossa última dica é desenvolver embalagens com a Meneplast. Assim, você terá a certeza de trabalhar com soluções de alta qualidade e que serão ótimas influência para a experiência de compra do cliente.

Conte com a Meneplast para proporcionar a melhor experiência de compra a seu cliente

A Meneplast  possui 55 anos de experiência no mercado, atuando na fabricação de embalagens para diversos tipos de produtos.

A empresa trabalha com o que há de mais moderno em tecnologia, desenvolvendo soluções práticas, inteligentes e que garantem a conexão entre marca e consumidor.

Conte com a Meneplast para que seu cliente possa ter uma ótima experiência de compra.

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Até a próxima!