As embalagens de produtos são estratégia de marketing bastante eficientes.
Isso porque boa parte das marcas utiliza o marketing sensorial ligado à visão para atrair a atenção do cliente.
Afinal, embalagens diferenciadas e bonitas chamam mais atenção para o produto, principalmente em meio a tantas marcas e produtos similares.
No artigo de hoje vamos falar sobe a importância da embalagem como estratégia de marketing e como isso pode ser utilizado para manter o produto em destaque no mercado. Ótima leitura para você!
A importância das embalagens como estratégias de marketing
Com a alta competitividade no mercado, as empresas buscam inovações em suas estratégias de marketing para conseguir manter o produto em evidência. Uma delas são as embalagens.
Elas são essenciais para qualquer produto, não só para garantir a sua proteção, mas também trazer informações relevantes e até mesmo obrigatórias, como é caso de alimentos.
No entanto, muito além de proteção, as embalagens possuem um papel a mais, que é promover o produto e influenciar a decisão de compra do consumidor.
Produtos com embalagens diferenciadas tendem a chamar a atenção do cliente e despertar sua curiosidade. Quase sempre, o resultado é a aquisição do produto, muito mais pela embalagem.
Em relação ao uso das embalagens como estratégias de marketing, elas podem ser utilizadas para inúmeros objetivos como:
Despertar o desejo de compra
As características das embalagens e seus elementos, podem despertar o desejo para a aquisição do produto, mesmo que ele ainda não seja conhecido.
Imagens, cores, palavras e até mesmo funcionalidades tem um grande poder de influenciar o consumidor pelo tato e visão, resultando na venda do produto.
Contribuir para a experiência do cliente
Quando uma empresa lança um produto no mercado, ela busca não só vendê-lo, mas também fidelizar o cliente para que ele volte a comprar.
Se além do produto ser bom e sua embalagem oferecer facilidades de uso e até mesmo um design diferenciado, é certo de que o consumidor irá comprá-lo novamente.
Nessa questão, a embalagem também contribui para que o cliente tenha uma boa experiência com o produto, especialmente se for a primeira vez que o utiliza.
Apresentar valor agregado
Uma boa estratégia de marketing é utilizar a embalagem como uma forma de comunicar com cliente e apresentar os valores da marca para ele.
Embalagens fáceis de serem manipuladas ou até mesmo ecológicas, levam uma mensagem especial ao consumidor, aproximando o mesmo da marca, deixando-a mais fortalecida no mercado.
Quais os benefícios de utilizar as embalagens como estratégias de marketing?
A utilização das embalagens como estratégias de marketing traz diversos benefícios para a marca, como veremos a seguir:
Desperta a atenção do cliente
Como já mencionamos, uma embalagem com um design interessante desperta a atenção do consumidor, mesmo que ele nunca tenha experimentado o produto.
Além disso, ela garante que o produto esteja em destaques nas prateleiras em relação a outras marcas.
Facilita as negociações com o varejo
Produtos que se destacam no varejo garantem melhores negociações para garantir a venda e exposição, já que o produto tem maiores chances de saída.
Facilidades de armazenamento e transporte
Embalagens inteligentes e duráveis garantem a segurança do produto durante o armazenamento e transporte.
Isso destaca o produto no mercado tanto para o varejista como para o consumidor final.
Fortalece a marca
Esse benefício é o resultado de um dos objetivos citados anteriormente. Produtos com embalagens diferenciadas se comunicam com o consumidor.
Isso deixa o cliente mais próximo da marca, que entenderá seus valores e suas responsabilidades com seus consumidores.
Dicas para usar as embalagens como estratégias de marketing
Para utilizar as embalagens como estratégias de marketing, é preciso avaliar alguns fatores para alinhar os valores da empresa com o que precisa ser passado ao consumidor.
Veja a seguir algumas dicas para aplicar nas embalagens nas estratégias de marketing.
Comunicação
É importante definir uma linguagem fácil e que leve as informações necessárias com clareza ao consumidor.
O ideal é utilizar nomes curtos para produtos, mais sonoros e que tenham a ver com o perfil do produto.
Isso causa impacto, facilita a memorização e a leitura, além de ser mais fácil para inserir na embalagem.
Design
Um design atraente e diferenciado garante uma visibilidade positiva no mercado.
A utilização de cores, fontes, formatos e imagens devem trazer os valores da marca, mas também comunicar com o público e combinar com o produto.
Funcionalidade
A embalagem utilizada como estratégia de marketing precisa ter valor agregado e qualidade.
Para tanto, suas funcionalidades precisam ser eficientes, tanto no uso como na maneira que mantém a preservação do produto e facilita o armazenamento.
Material
É muito importante que a escolha do material seja eficiente para manter o produto protegido, mas também combine com o perfil do público alvo.
O mercado oferece diversas opções e materiais para embalagens. O ideal é avaliar cada um pelo aspecto visual, textura e qualquer outra característica que pode agregar valor à marca e ao produto.
Agora que você já viu com as embalagens são importantes para o produto e podem ser utilizadas como estratégias de marketing, conte com a Meneplast para adquirir embalagens que vão destacar seu produto no mercado.
Embalagens para estratégias de marketing é com a Meneplast
Com 55 anos de experiência no mercado, somos uma empresa especialista na fabricação de embalagens inovadoras e que podem ser utilizadas como estratégias de marketing.
Se você precisa de embalagens diferenciadas para estratégias de marketing, a opção é Meneplast.
O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!