A indústria têxtil no Brasil é um setor importante da economia do país, já que é o quarto maior produtor de tecidos do mundo e o segundo maior exportador de fibras têxteis, atrás apenas dos Estados Unidos.

Atualmente, a indústria têxtil brasileira gera empregos e possui grande participação para as operações de exportação do país.

Neste artigo, vamos abordar a importância da indústria têxtil no Brasil e as perspectivas para o futuro.

Tenha uma ótima leitura!

 

A história da indústria têxtil no Brasil

 

A indústria têxtil no Brasil iniciou ainda na época colonial, trazida pelos portugueses. As roupas vindas Portugal eram bastante trabalhadas, o que ressaltava a classe social. Até mesmo as cores determinavam o status social.

Com a diferença de clima, as vestimentas precisaram ser adaptadas, tantos em modelos como tecidos, para roupas mais leves, compatíveis com o clima do Brasil. Assim, foram perdendo volume e estrutura, como era o padrão europeu.

Após a Primeira Guerra Mundial, houve uma mudança em relação à moda. No Brasil, a partir de 1900, foram criadas as primeiras confecções, dando origem à indústria têxtil.

A falta de tecidos e aviamentos gerou oportunidades para o Brasil, que acabou se consolidando no segmento têxtil e ganhando espaço na moda mundial.

 

Qual a importância da indústria têxtil no Brasil?

 

Após a revolução industrial, surgiram novas tecnologias que impulsionaram a indústria têxtil no Brasil, que ficou diretamente atrelada à moda.

Com essas tecnologias, foram surgindo novas tendências que possibilitou aumentar e otimizar a produção de tecidos. Até hoje, o setor ainda passa por mudanças.

Conforme a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) o Brasil está em quarto lugar no mundo na produção e consumo de malhas. Também ocupa a posição de referência mundial em beachwear, jeanswear e homewear.

Isso faz da indústria têxtil no Brasil um segmento de alta relevância, que impacta positivamente a economia.

Outro ponto importante sobre o setor é a geração de empregos, que começa deste o plantio do algodão até as confecções e varejo.

A indústria têxtil no Brasil é o segundo segmento que gera empregos na indústria da transformação, o que é de suma importância para o mercado interno.

 

A indústria têxtil no Brasil e a exportação

 

Ainda conforme a Abit, a Argentina foi o maior importador de produtos têxteis fabricados no Brasil, quer representou 11% da exportação e uma arrecadação de mais de US$ 31 milhões.

Após a Argentina, seguem os Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, México, Peru, Chile, Colômbia, China e Equador.

Isso traz um impacto positivo para o setor, mesmo com a redução na exportação. Estima-se de foram embarcadas mais de 65 mil toneladas de produtos têxteis e de confecção.

 

Quais são os principais polos da indústria têxtil no Brasil?

 

Além de peças de vestuário, a indústria têxtil no Brasil contempla a fabricação de peças de enxoval (cama, mesa e banho), tapetes, cortinas e até peças em tecidos presentes em outras empresas, como cintos de segurança, airbags, dentre outras peças.

O país conta com diversos polos por sua extensão, que vêm crescendo mesmo em período de crise, considerando que o produto é de necessidade.

Conheça agora os principais polos da indústria têxtil no Brasil:

 

Vale do Itajaí

Localizado no sul do país, é um dos principais polos industriais. É formado por micro e pequenas empresas que possuem relações internacionais com países como Japão, EUA e outros da América Latina.

 

Agreste pernambucano

Está em constante expansão, especialmente pela migração de pessoas vindas do trabalho rural. É composto por indústrias locais, investindo bastante em qualidade de produção de peças mais sofisticadas.

 

Ceará

Possuindo mais de 120 anos, é um polo de grande importância para diminuir a pobreza da região. Trabalha com ações sustentáveis, como reciclagem de tecidos, produtos personalizados e investimentos em marketing e publicidade.

 

Americana

É um dos maiores do país, contando com mais de 600 empresas, onde 200 desenvolvem fibras químicas. Se destaca como exportadora dessas fibras para a América Latina.

 

Perspectivas para a indústria têxtil no Brasil

 

Com a importância da indústria têxtil no Brasil, é fundamental que o empresário busque maneiras de se destacar no mercado e aproveitar as oportunidades.

Por ser um segmento que está sempre em ampla transformação, o uso de tecnologias já é uma perspectiva para potencializar a produção e faturamento.

Veja agora algumas tecnologias previstas para integrar a transformação digital na indústria têxtil do Brasil.

 

Nanotecnologia

Aplicada na indústria têxtil, permite a utilização de tecidos inteligentes. Um exemplo são as roupas com proteção UV e aquelas que aumentam a sensação de frescor, que são ideais para o clima do país.

A presença da nanotecnologia no setor têxtil visa não só a estética, mas também aumentar a qualidade de vida dos usuários, gerando produtos compatíveis com a sua rotina.

 

Sustentabilidade

Assim como outros segmentos industriais, a sustentabilidade também está presente na indústria têxtil. Uma das ações é a fabricação de fibras e tecidos reciclados.

Essa iniciativa reduz o uso de recursos naturais e geram visibilidade para a moda brasileira. Daí a importância da participação dos empresários em feiras e eventos para coletar ideias sustentáveis para o setor da moda.

 

Impressão digital

A impressão digital chega na indústria têxtil no Brasil com o objetivo de diminuir o consumo de tinta e realizar entregas mais rápidas.

Outra vantagem da impressão digital é a personalização de produtos em larga escala.

 

Além dessas inovações, vale lembrar que a automação industrial e o uso de tecnologias da indústria 4.0 como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), dentre outras, podem ser implementadas nas indústrias a fim de garantir maior qualidade, eficiência e aumentar a competitividade.

O ideal é que os envolvidos com a indústria têxtil no Brasil estejam sempre atentos a essas tendências para aumentar ainda mais a relevância do setor.

 

Esse artigo te ajudou? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!