As embalagens para alimentos e bebidas têm um grande impacto no mercado.

Elas são responsáveis por atrair o consumidor, proteger o produto e ainda facilitar o seu transporte e armazenamento.

Por isso, é importante que as empresas estejam atentas às tendências para garantir que estejam sempre oferecendo o melhor para seus clientes.

Neste artigo, vamos abordar algumas das principais tendências para embalagens de alimentos e bebidas. Aproveite sua leitura!

 

O mercado das embalagens para alimentos e bebidas

 

As embalagens são fundamentais para o produto, especialmente no segmento de alimentos e bebidas.

Além de preservar o conteúdo e evitar perdas e desperdícios, as embalagens garantem um consumo mais confortável para o cliente.

Um ponto importante para as embalagens de alimentos e bebidas é a nova lei de rotulação definida pela ANVISA, onde as informações nutricionais serão exibidas para que o consumidor possa fazer escolhas mais saudáveis.

O plástico é a principal matéria-prima utilizada para embalagens. Além de ser leve e atrativa, permitindo que o consumidor visualize o produto, ele também garante maior proteção do alimento contra contaminações, contribui para sua maior vida útil e garante a segurança dos alimentos e bebidas.

Entretanto, com as preocupações nas questões de sustentabilidade, é necessária uma revisão por parte das indústrias sobre a utilização de embalagens mais sustentáveis.

Segundo a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), o plástico representa 40% da produção total de embalagens.

É importante lembrar que o próprio consumidor já mudou seu comportamento em relação a sustentabilidade. Hoje é comum que ele busque soluções que causem menor impacto ambiental no momento de descartar uma embalagem.

Além da sustentabilidade, a evolução do mercado aliada com o estilo de vida dos consumidores também exige embalagens “inteligentes”, capazes de conservar o alimento, prover seu aquecimento e congelamento e manter processos de abertura e fechamento eficientes.

Essas mudanças de comportamento podem ser desafiadoras para muitas empresas, que precisam alinhar as embalagens de seus produtos com o estilo de vida de seus consumidores.

Com base nessas necessidades, o mercado de embalagens para alimentos e bebidas vêm desenvolvendo soluções que já podem ser consideradas tendências a partir de agora.

Continue sua leitura e veja as principais tendências para facilitar o uso e descarte de embalagens para alimentos e bebidas.

 

O mercado das embalagens para alimentos e bebidas

 

A mudança de comportamento do consumidor é um dos principais fatores que influenciam a compra de um produto.

Atualmente, ele busca não só embalagens sustentáveis e fácil descarte, como também aquelas que garantem facilidades no uso.

Vale lembrar que as embalagens para alimentos e bebidas fazem parte da marca da empresa, logo, elas são fundamentais para que o consumidor entenda seus valores e sua responsabilidade social.

Portanto, é essencial que as empresas fiquem atentas às tendências para embalagens, pois elas podem garantir a aceitação do produto no mercado e sua permanência.

A partir de agora, você verá algumas tendências importantes para as embalagens de alimentos e bebidas, que devem ser avaliadas cuidadosamente pelas empresas presentes no mercado.

 

Sustentabilidade e conservação do produto

Com o conceito de sustentabilidade tão difundido, as empresas que buscam se posicionar nesse sentido devem pensar não só em seus processos produtivos, mas também nas embalagens de seus produtos.

Muitas empresas já buscam utilizar embalagens para alimentos e bebidas que possam ser recicladas ou até mesmo descartadas sem danos ao meio ambiente.

Isso impulsiona a indústria do plástico a buscar soluções alternativas como plástico verde ou biodegradável, que impactam minimamente o meio ambiente.

Além da sustentabilidade, essas embalagens para alimentos e bebidas devem ser eficientes para garantir o aumento da vida útil de produtos, sem comprometer suas propriedades ou ocasionar perdas.

 

Praticidade e conveniência

Além do crescimento urbano, que demanda maior tempo de deslocamento das pessoas, a presença feminina no mercado de trabalho foram fatores importantes para o setor de embalagens.

Logo, foi necessário desenvolver embalagens para alimentos e bebidas que otimizem o tempo de preparo e a conservação adequada do produto.

Isso envolve embalagens para alimentos e bebidas com as seguintes características:

  • Processos fácies de abertura e fechamento.
  • Podem sair direto do freezer para o micro-ondas.
  • Alto poder de conservação do alimento, mesmo a temperatura ambiente.
  • Favorecem o consumo do alimento ou bebida em qualquer local.
  • Facilidades de armazenamento.
  • Descarte consciente ou reciclagem.

 

Consciência e saúde

O consumidor atual está mais exigente e tem um alto poder de escolha, especialmente para o consumo de alimentos e bebidas.

A nova lei de rotulagem nutricional da ANVISA tem como objetivo favorecer o consumidor na escolha por alimentos e bebidas mais saudáveis.

Assim, a procura por alimentos com bons nutrientes e menor teor de açúcar e sódio estão atraindo muitos clientes.

Uma tendência para essa questão são embalagens de alimentos e bebidas que possam garantir produtos como hortaliças e frutas já processados.

Além do consumidor poder visualizar a aparência do produto que está adquirindo, ele tem certeza de que todos os itens foram devidamente selecionados, lavados, cortados e sanitizados.

Essas embalagens não só garantem melhor conservação dos produtos, mantendo suas propriedades e qualidade e possibilitando que o consumidor faça escolhas saudáveis como também são práticas, entrando no quesito conveniência.

 

Design e e-commerce

O mundo moderno já permite compras de alimentos e bebidas on-line, não só por sites especializados como por aplicativos.

Essa modalidade de compra exige embalagens para alimentos e bebidas que garantem a entrega do produto de forma adequada ao cliente.

Além de garantir a segurança do produto, o design das embalagens também pode ser aproveitado para fortalecer a marca e manter uma comunicação eficiente com o consumidor.

Muitos consumidores gostam de opinar sobre os produtos que adquirirem em suas redes sociais. Assim, é importante desenvolver embalagens práticas com um design atrativo para destacar o produto no mercado.

 

Como vimos, as tendências principais das embalagens para alimentos e bebidas é serem sustentáveis, práticas, eficientes, e atrativas, permitindo ainda que o consumidor faça escolhas saudáveis.

Estar atento a essas tendências é fundamental para se manter bem-posicionado no mercado e garantir maior competitividade.

 

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Até a próxima!